Horário: Seg a Sex - 08:00 às 19:00 / Sab - 08:00 às 12:00


  Contato : (61) 3263-0833 / (61) 3263-0834 / (61) 99257-6671

Fique atento às alergias comuns nessa época do ano

Áreas como canelas, braços e antebraços são as regiões mais afetadas

Com a chegada do inverno, algumas alergias podem surgir no corpo, desencadeando o chamado eczema asteatósico e a dermatite atópica, que são agravadas com o ressecamento da pele. Para minimizar o surgimento dessas alergias, a hidratação é fundamental para oferecer nutrientes adequados à pele.

A dermatologista Dra. Ana Regina Trávolo, profissional reconhecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, comenta que os sinais do eczema aparecem em áreas como as canelas, braços e antebraços, com uma pele avermelhada e com rachaduras, além de bastante coceira. “É bastante comum em idosos, pois apresentam diminuição do número de glândulas sebáceas com a idade, resultando numa pele naturalmente mais seca”, ressalta.

O eczema atópico ou dermatite atópica se caracteriza por áreas avermelhadas, ásperas e descamativas, que em sua maioria surgem na face posterior dos joelhos, anterior dos cotovelos (dobra do antebraço), nas bochechas e, em alguns casos, de forma difusa pelo corpo. Essas lesões comumente coçam bastante.

A umidade do ar mais baixa e o ressecamento da pele são as principais causas para seu surgimento. Além disso, no tempo frio, as pessoas costumam tomar banhos mais quentes. “Os banhos frequentes e com a temperatura da água mais alta causam o ressecamento da pele. O uso de sabonete abrasivo também remove o manto lipídico, favorecendo o ressecamento da pele”, completa a médica.

Os tratamentos se dão de forma tópica, com utilização de cremes de corticoide, pomadas com medicamentos imonomoduladores e também  medicações por via oral para regressão das lesões e minimização da coceira, como os anti-histamínicos e corticoides orais. “É fundamental também a hidratação da pele para prevenção das crises, com hidratantes específicos. Deve-se também evitar os banhos muito quentes, o excesso de banhos e o uso de sabonetes abrasivos. Os sabonetes devem ser usados apenas nas axilas, região genital, mãos e pés, evitando-se as áreas afetadas”, recomenda Dra. Ana Regina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *