Ácido hialurônico inova no tratamento de rugas e rejuvenescimento da pele

Por ser extremamente biocompatível o ácido hialurônico é bastante utilizado nos preenchimentos faciais, com baixo índice de alergias. Ele pode ser utilizado desde em preenchimentos de sustentação facial, com aplicações mais profundas, até em aplicações superficiais, melhorando a hidratação e a textura da pele.

O médico dermatologista, Dr. Luciano Morgado, explica que o tratamento normalmente pode ser feito de forma injetável, com micro agulhas ou cânulas, de acordo com as necessidades do paciente. “Quando o paciente apresenta flacidez e perda de contorno facial, são utilizados ácidos hialurônicos mais concentrados e com maior reticulação, em aplicações um pouco mais profundas, como no subcutâneo profundo ou justa ósseas”, explica Luciano.

O combate de rugas mais finas e da desidratação da pele também pode ser realizado com o ácido, de forma mais superficial. Pode ser utilizado também na correção das olheiras profundas ou mesmo propiciando um melhor contorno labial e nasal. “Rugas finas podem ser atenuadas com as injeções, assim como as olheiras profundas podem ser significativamente atenuadas”, assegura o especialista em dermatologia.

O procedimento pode ser feito em uma única sessão. São utilizadas quantas ampolas forem necessárias para as correções no paciente. Mas, na maioria das vezes, opta-se por fazer o procedimento por etapas, em sessões de preenchimento mensais ou a cada 2 meses, com menor quantidade de ampolas, até ser atingido o resultado desejado.

“Para a hidratação da pele, normalmente são realizadas três sessões mensais com ácido hialurônico pouco reticulado, os chamados skinboosters. O preenchimento de olheiras e de cicatrizes de acne também costuma ser feito em duas etapas. Uma aplicação inicial, com um retoque assim que sair o inchaço da primeira aplicação, para refinamento”, exemplifica Luciano da Clínica Monte Parnaso.

Além das aplicações tradicionais, ainda há cremes industrializados ou manipulados à base de ácido hialurônico, que têm como função a hidratação da pele. “Como o ácido hialurônico tem alta capacidade de absorção de água, promove importante hidratação cutânea, ajudando a atenuar rugas finas”, completa o médico.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat
DRA. BRUNA CÔRTES

Graduação em Medicina na Universidade de Brasília.

Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília.

Especialista em Radioeletrocirurgia e Indução percutânea de Colágeno com Agulhas.

Especialista em Dermatoscopia Avançada e Dermatopatologia.

DRA. TAINAH DE ALMEIDA

Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília - DF

Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da Asa norte (HRAN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB)

DRA. MARIANA QUEIROZ

Residência Médica em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP

Especialização em Dermatologia pela Universidade Lusíada - Santos - SP ( Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia