Comunidade VIP: Período festivo necessita de atenção redobrada com queimaduras de pele

Período festivo necessita de atenção redobrada com queimaduras de pele

Fogos de artifício durante as festas juninas e jogos da Copa são comuns

 

Quando o motivo é festa, comemorar o gol do Brasil, nada melhor que externar a felicidade com fogos de artifício. Mas, para manter esse clima festivo, é importante se atentar às recomendações de segurança para evitar causar queimaduras ou acidentes com os artefatos.

A médica dermatologista, Dra. Ana Regina Trávolo, destaca que os cuidados são fundamentais para evitar as queimaduras que, em alguns casos, podem deixar sequelas irreversíveis. “As queimaduras podem causar bolhas, manchas, cicatrizes e muitas vezes até a amputação de dedos, quando os fogos são manipulados de forma errada”, observa.

 Ela orienta que os primeiros socorros em caso de queimaduras são importantes para não trazer mais danos à pele. O paciente pode apenas lavar a região afetada, sem esfregar, com água fria limpa, e colocar compressas de gaze limpa com soro fisiológico frio ou água limpa fria sobre as lesões até procurar auxílio médico. “Podem ser tomados também analgésicos para dor e não se deve colocar gelo”, acrescenta a dermatologista.

A vermelhidão, quando em região pequena, não é motivo para pânico, podendo-se procurar auxílio médico de maneira tranquila. Todavia, se a área for muito extensa, é melhor procurar logo o pronto atendimento. “As queimaduras que cursam apenas com vermelhidão são as chamadas de primeiro grau, que podem ser tratadas com pomadas cicatrizantes ou também pomadas de corticoide inicialmente, a depender da avaliação médica”. A médica acrescenta que as receitas caseiras como manteiga, creme dental e outras não devem ser utilizadas de forma nenhuma, visto que podem aumentar os riscos de irritação na pele e até mesmo infecção.

 

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro daInternationalAssociationofAesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro daInternationalAssociationofAesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

 

Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

Link da reportagem: http://cmnddevip.com.br/2018/06/18/periodo-festivo-necessita-de-atencao-redobrada-com-queimaduras-de-pele/

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat
DRA. JÚLIA KIPPERT

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia;

- Membro efetivo titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD;

- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD;

- Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR;

- Residência Médica em Dermatologia na Universidade Estadual de Londrina - UEL;

- Especialização em Cosmiatria Dra. Bruna Bravo no Rio de Janeiro;

- Fellow em Beleza Funcional;

- Pós-graduanda em tricoses e onicoses (cabelo e unha).

DRA. BRUNA CÔRTES

Graduação em Medicina na Universidade de Brasília.

Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília.

Especialista em Radioeletrocirurgia e Indução percutânea de Colágeno com Agulhas.

Especialista em Dermatoscopia Avançada e Dermatopatologia.

DRA. TAINAH DE ALMEIDA

Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília - DF

Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da Asa norte (HRAN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB)

DRA. MARIANA QUEIROZ

Residência Médica em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP

Especialização em Dermatologia pela Universidade Lusíada - Santos - SP ( Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia