Portal Finíssimo: Saiba quais os benefícios do colágeno para a beleza da pele

Em nosso organismo é encontrada uma proteína abundante denominada colágeno, que corresponde a até 30 por cento das proteínas do organismo. Entre os locais com maior concentração de colágeno temos os músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos e o sistema digestivo.  As proteínas de colágeno são constantemente renovadas e, em se tratando da pele, elas são responsáveis por sua elasticidade e maior resistência.

Alimentação adequada e fatores que favorecem a qualidade de vida são fundamentais para manter a produção dessas moléculas, visto que situações adversas podem interferir na produção de colágeno. Assim o stress, a falta de nutrientes e a deficiência de vitamina C, podem resultar em defeitos na síntese do colágeno.

De acordo com o médico dermatologista Luciano Morgado, a produção de colágeno ocorre com maior eficiência até os 30 anos de idade. Após essa faixa etária, por conta do desenvolvimento do envelhecimento, a produção de colágeno fica mais restrita. Dessa forma, torna-se necessário o seu consumo paralelo, a fim de repor essa proteína no corpo. ”A produção de colágeno diminui gradativamente, com variações individuais, resultando em acentuação das rugas e dos sulcos e também em fragilidade articular e óssea. Estima-se que a partir dos 50 anos apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação é produzido pelo organismo”.

São vários os benefícios do colágeno para o corpo. Na pele, os mais encontrados são o tipo I e o tipo IV, sendo responsáveis, junto com as fibras elásticas, pela firmeza e elasticidade da pele. A sua deficiência pode resultar em uma pele mais frouxa e flácida, com acentuação das rugas e sulcos da pele.

Com o caminhar da idade, a saída é buscar outras formas para adquirir o colágeno para a pele. Entre as possibilidades, estão os cremes que possuem entre os seus componentes o colágeno e a elastina, tendo importante função hidratante para a pele. “Por via oral, os mais utilizados são os colágenos hidrolisados, de mais fácil absorção. Esses produtos podem ajudar no tratamento de flacidez e rugas na pele. Todavia, importante frisar que isolados não fazem milagre, devendo ser usados em conjunto com outros métodos terapêuticos antirrugas e antienvelhecimento e que são mais um item que pode contribuir para a melhora da pele”, completa o médico da Clínica Monte Parnaso.

Texto publicado no site: http://finissimo.com.br/2017/05/25/saiba-quais-os-beneficios-do-colageno-para-a-beleza-da-pele/

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat
DRA. JÚLIA KIPPERT

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia;

- Membro efetivo titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD;

- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD;

- Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR;

- Residência Médica em Dermatologia na Universidade Estadual de Londrina - UEL;

- Especialização em Cosmiatria Dra. Bruna Bravo no Rio de Janeiro;

- Fellow em Beleza Funcional;

- Pós-graduanda em tricoses e onicoses (cabelo e unha).

DRA. BRUNA CÔRTES

Graduação em Medicina na Universidade de Brasília.

Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília.

Especialista em Radioeletrocirurgia e Indução percutânea de Colágeno com Agulhas.

Especialista em Dermatoscopia Avançada e Dermatopatologia.

DRA. TAINAH DE ALMEIDA

Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília - DF

Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da Asa norte (HRAN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB)

DRA. MARIANA QUEIROZ

Residência Médica em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP

Especialização em Dermatologia pela Universidade Lusíada - Santos - SP ( Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia