Tratamento das melanoses solares (mancha senil) e das sardas escuras

ácido poli-l-láctico é uma substância biocompatível, com alta capacidade de estímulo de colágeno.  Ao ser injetado na pele, estimula o próprio organismo a produzir novo colágeno, melhorando a firmeza e corrigindo depressões e sulcos na pele.

É um produto sintético biocompatível e biodegradável, aprovado para uso médico pela ANVISA e pelo FDA – Food and Drug Administration (órgão regulador nos Estados Unidos).

O Sculptra® pode ser aplicado em diferentes planos da pele da face, visando redefinir o contorno da mesma, projetando um pouco as maçãs do rosto (malares), atenuando depressões na bochecha e o sulco nasogeniano (bigode chinês) e melhorando também a firmeza do ângulo da mandíbula.

Na região do pescoço, colo e dorso das mãos, deixará a pele mais firme, com melhor textura, melhorando significativamente a firmeza da pele.

Já nas áreas de celulite de coxas e nádegas, as depressões são marcadas pelo médico com o paciente em pé, com posterior aplicação do produto nas áreas selecionadas. O estímulo de colágeno na região resultará em significativa melhora nas áreas deprimidas e com flacidez da celulite.

Normalmente são realizadas três sessões de aplicação, com intervalo aproximado de 30 dias entre elas. Os resultados começam a ser percebidos após a segunda sessão. Todavia, o resultado final aparece até 6 meses após o procedimento, em virtude da formação gradual de novo colágeno. O produto é totalmente reabsorvido pelo organismo, sendo o novo colágeno produzido pelo paciente o responsável pela melhora clínica.

A depender da necessidade de cada paciente, mais sessões podem ser realizadas para se atingir um resultado ideal.

Não há necessidade de fazer teste de sensibilidade antes da aplicação. O procedimento é feito pelo médico na própria clínica, meia hora após a aplicação de um creme anestésico. A dor é bem suportável. Pequenas áreas roxas podem surgir na área de aplicação, mas normalmente desaparecem em uma a duas semanas. Uma massagem é realizada pelo médico após o procedimento, de forma a homogenizar o produto e diminuir o risco de formação de nódulos. Esta massagem deve ser repetida pelo paciente nos próximos cinco dias após o procedimento.

Compressas geladas podem ser utilizadas após o procedimento para minimizar eventuais inchaços. Caso deseje, o paciente pode voltar ao trabalho após a aplicação.