Manchas Senis (Melanoses Solares)

As “manchas senis”, conhecidas pelo termo médico de lentigos ou melanoses solares, são manchas causadas pelo sol que incide sobre a nossa pele ao longo de nossas vidas.

As melanoses solares costumam aparecer a partir da quinta década de vida e se localizam preferencialmente nas áreas expostas da pele, como por exemplo, face, colo e mãos. Elas podem ser de diversos tamanhos desde milímetros até poucos centímetros, sendo estas maiores, na maioria das vezes, causadas pela confluência de diversas manchas pequenas.

A intensidade do aparecimento depende de vários fatores. Os principais são o tipo de pele de cada indivíduo – quanto mais clara a pele, maior tendência a ter estas manchas – e o tempo de exposição deste indivíduo ao sol durante toda a sua vida.

Pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol, ou tenham o hábito de frequentar com frequência ambientes ensolarados, como a praia e a piscina, devem usar diariamente protetor solar como uma forma de prevenção das indesejadas “manchas senis”.

Tratamentos

As manchas senis foram por muito tempo tratadas com crioterapia, microabrasão, cauterização química e peelings. Todavia, o uso do laser revolucionou o seu tratamento, uma vez que é muito mais preciso, com menor riso de efeitos colaterais. O laser tem um comprimento de onda específico, com alta afinidade pela melanina, o que o faz ser mais efetivo, com menor risco de danos na pele ao redor.

Um dos lasers mais utilizados para esse tratamento é o Spectra, com comprimento de onda altamente seletivo para as melanoses solares. Normalmente são realizadas entre uma e três sessões, a depender da quantidade de manchas, com intervalo mensal. Após a aplicação ocorre um leve inchaço e vermelhidão no local, seguido da formação de pequenas cascas e crostas, que caem em uma a duas semanas, deixando uma superfície rosada, característica de uma pele recém-formada. Nestas áreas é obrigatório uso de protetor solar diário. Veja mais na sessão de tratamentos estéticos.

Open chat
DRA. BRUNA CÔRTES

Graduação em Medicina na Universidade de Brasília.

Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília.

Especialista em Radioeletrocirurgia e Indução percutânea de Colágeno com Agulhas.

Especialista em Dermatoscopia Avançada e Dermatopatologia.

DRA. TAINAH DE ALMEIDA

Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília - DF

Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da Asa norte (HRAN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB)

DRA. MARIANA QUEIROZ

Residência Médica em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP

Especialização em Dermatologia pela Universidade Lusíada - Santos - SP ( Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia