MD Codes – Nova técnica de rejuvenescimento estético facial
Entre as tantas inovações estéticas, um novo método de preenchimento facial com ácido hialurônico, ainda em fase de descobrimento pelas pessoas, é o MD Codes (Medical Codes).
Os MD Codes são pontos de injeções criados para realizar o preenchimento dérmico, sendo excelentes para rejuvenescer e melhorar os resultados da pele de acordo com cada caso. Ou seja, os MD Codes são uma série de pontos precisos criados para orientar os tratamentos com preenchimento no rosto, que consistem em um número variável de pontos, divididos em áreas anatômicas da face. Cada ponto é representado por letras e números, onde as letras representam uma determinada área anatômica e os números indicam a sequência em que as injeções podem ser potencialmente aplicadas.
Os Códigos Médicos, na tradução literal do termo MD Codes, são um tratamento feito sob medida para o paciente e com uma estrutura diferenciada nas injeções. Cada paciente é avaliado individualmente com base em suas características anatômicas faciais em particular, sendo identificados os pontos precisos para corrigir os sulcos e depressões faciais, otimizando os resultados.
Diferente dos métodos comuns e tradicionais, os MD Codes não buscam apenas os resultados pontuais, mas sim a solução mais efetiva e global, com o intuito de beneficiar e satisfazer o paciente.
Os MD Codes são, assim, um procedimento fundamental para auxiliar o paciente a entender a motivação do seu tratamento. Usando os MD Codes, o paciente aponta as áreas que deseja que sejam tratadas, a fim de que o médico dermatologista possa discutir e apontar-lhe os MD Codes para seu tratamento.
Não é incomum que pacientes desconheçam os pontos exatos que devam ser tratados para auxiliar a correção das áreas que lhes causam insatisfação. Os MD Codes podem explicar porque a melhora em uma determinada área do rosto pode ser alcançada sem que o produto seja aplicado diretamente nela, mas tratando-se uma região vizinha ou mesmo distante da área alvo para se obter o resultado desejado pelo paciente. Isso ocorre porque a origem de uma insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada em uma área diferente daquela que o desagrada. Por exemplo, se a intenção é suavizar o “bigode chinês”, a aplicação do preenchimento pode ser feita na região das bochechas, pois, uma vez estruturada essa área, a ruga do chamado “bigode chinês” será suavizada consequentemente.
Os MD Codes podem ser utilizados na face por inteira, proporcionando rejuvenescimento e volume, com resultados estéticos naturais. Os locais em que mais se utiliza a técnica são nos pontos da testa, sobrancelhas, olheiras, linhas de marionete, bigode chinês, queixo, lábios, bochechas, pés de galinha.
O procedimento MD Codes pode ser feito sem necessidade de parar suas atividades, retornando ao trabalho depois de 30 minutos após a aplicação, já que a técnica é minimamente invasiva.
São mais de 30 pontos que podem ser aplicados e um planejamento adequado deve ser feito pelo seu dermatologista antes da aplicação, com detalhamento específico de como a técnica será executada.
O MD Codes é indicado para homens e mulheres que já apresentam rugas e linhas de expressão, além de flacidez de leve a moderada. O tratamento com o ácido hialurônico pode durar de 8 a 24 meses. Normalmente são utilizados mais de um tipo de ácido hialurônico, de marcas consagradas (Restylane®, Juvederm®, Volift®, Volbella®, Belotero®, Voluma®), em distintas concentrações. Isso é necessário uma vez que uma determinada região pode necessitar de um produto mais suave e maleável, como as olheiras e lábios; já em outra pode ser necessária maior firmeza, resultando em maior elevação (efeito lifting), como nas bochechas e regiões malar e temporal. Os resultados já são perceptíveis no mesmo dia e, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, o procedimento não demanda nenhum período de recuperação. Eventuais hematomas podem ser disfarçados com o uso de uma base, voltando-se ao trabalho tranquilamente.