Blefaroplastia superior
Com o passar da idade, é natural a formação de excesso de pele nas pálpebras superiores, que deixam as pálpebras mais pesadas e o olhar com aparência de cansado. Muitas vezes há também um pequeno aumento e protrusão de bolsas de gordura na parte medial da pálpebra superior.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia apenas local ou anestesia local mais sedação. Uma incisão é realizada na região da prega da pálpebra superior, de forma a deixar a cicatriz camuflada. Procede-se então a retirada do excesso de pele, por meio de uma excisão elíptica, seguindo-se o acesso às bolsas de gordura da pálpebra superior, com retirada do excesso das mesmas. É realizada uma cauterização minuciosa dos vasinhos da região, com posterior sutura da pele com pontos delicados.
As suturas (pontos) são retiradas entre 05 e 07 dias. Pode ocorrer inchaço e equimoses na região, em virtude de a pele da pálpebra ser muito fina. Normalmente esses sintomas desaparecem em uma a duas semanas.
Recomenda-se o uso de compressas frias após o procedimento, de forma a minimizar o inchaço. Deve-se também evitar o sol e usar óculos escuros até o desparecimento completo dos hematomas.