Tratamento de celulite

A lipodistrofia ginoide ou celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifestam externamente através dos furinhos indesejados ou em “casca de laranja”.

celulite costuma afetar 8 em cada 10 mulheres, entre os seus principais fatores causais podemos citar uma predisposição genético-hormonal e anatômica. O hormônio feminino estrogênio aumenta a deposição de gordura em áreas como glúteos e nas coxas. Por sua vez, os septos fibrosos da pele tracionam os lóbulos de gordura ocasionando o aspecto de “casca de laranja”. Normalmente as mulheres apresentam lóbulos de gordura mais largos e retangulares, com maior projeção sobre a pele.

Além disso, distúrbios circulatórios locais e o edema (acúmulo de líquido) acentuam o quadro, gerando mais fibrose. A flacidez da pele também acentua o aspecto de casca de laranja e o aumento de gordura localizada também pode acentuar os lóbulos de gordura causadores da celulite.

Dessa forma, o tratamento ideal deve diminuir os lóbulos de gordura, drenar líquidos na região afetada, combater a flacidez com estímulo de colágeno e quebrar os septos fibrosos que tracionam a pele. Hoje, dispomos de um equipamento que realiza simultaneamente todas estas ações: o Velashape 3.

Velashape 3 combina as ações simultâneas da radiofrequência, que aquece o tecido até uma temperatura de 45 graus, favorecendo a lipólise e diminuição da gordura localizada, do infravermelho, que aquece a pele superficialmente, estimulando a formação de colágeno e diminuído a flacidez; do vácuo associado a massagem mecânica, que garantem maior precisão ao tratamento, além de drenar líquidos e toxinas e quebrar as traves fibróticas da pele. Em sua terceira geração o equipamento está ainda mais potente, realizando o tratamento com apenas 4 sessões por região a ser tratada, com intervalos de 15 dias.

Aplicação de Sculptra corporal: Outro importante tratamento que pode ser associado ao Velashape 3, principalmente em casos de celulites mais profundas é o Sculptra. O ácido polilático, componente do Sculptra, é uma substância com alta capacidade de estímulo de colágeno. As celulites são marcadas como o paciente em pé, para melhor visualização das mesmas. O produto, que deve ser diluído no dia anterior ao tratamento, de forma a diminuir a possibilidade da formação de grumos e nódulos, é então aplicado pelo dermatologista de forma mais profunda ou superficial nas áreas afetadas, a depender das características da pele e da celulite em cada região. Normalmente são realizadas três sessões com intervalo de um mês. Gradualmente a pele apresentará melhora na sua textura e flacidez, reduzindo-se a profundidade das celulites devido à formação de novo colágeno.

Subcisão: A subcisão consiste em uma quebra das traves fibróticas que tracionam a pele e os lóbulos de gordura para baixo com o uso de uma agulha de ponta ligeiramente cortante. Pode ser realizada isoladamente, com o uso de anestesia local ou de forma simultânea às aplicações de Sculptra. A subcisão vai ajudar a liberar as traves fibróticas, elevando a pele nas áreas de celulite mais fundas.

Open chat
DRA. BRUNA CÔRTES

Graduação em Medicina na Universidade de Brasília.

Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário de Brasília.

Especialista em Radioeletrocirurgia e Indução percutânea de Colágeno com Agulhas.

Especialista em Dermatoscopia Avançada e Dermatopatologia.

DRA. TAINAH DE ALMEIDA

Graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília - DF

Residência Médica em Dermatologia no Hospital Regional da Asa norte (HRAN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB)

DRA. MARIANA QUEIROZ

Residência Médica em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP

Especialização em Dermatologia pela Universidade Lusíada - Santos - SP ( Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia